200 anos de Friedrich Engels
Comunista e defensor do proletariado continua a viver nas nossas lutas!
200 Anos - Defendemos o Legado de Engels!
A 28 de Novembro de 1820, um dos clássicos do Socialismo Cientifico e pioneiro do Proletariado, Friedrich Engels, nasceu em Wuppertal. Por 200 anos que as suas ideias têm sido fundamentais e os seus actos têm sido um modelo para os comunistas de todo o mundo. Como companheiro de Karl Marx, foi co-autor de contribuições fundamentais para o Marxismo e lutou pela sua implementação a nível mundial.
Por ocasião do seu 200º aniversário, a burguesia tende a deturpar a sua luta com o propósito de o apresentar exclusivamente como um cientista intelectual e crítico social, escondendo assim o seu trabalho revolucionário. Mas Engels era um teórico marxista, comunista e militante. Durante os tempos tempestuosos da Europa, na década de 1840, participou nas lutas de massas, foi perseguido pelos governos de vários países e participou na luta armada em Baden, Elberfeld e outros locais. Juntamente com Marx, desenvolveu pela primeira vez na história a base ideológica da nossa classe, o proletariado, e as suas ideias tornaram-se - e ainda hoje o são - no guia e direcção para milhões de revolucionários de todo o mundo. Como revolucionários, defenderemos e defenderemos a sua ideologia, o marxismo, e aplicá-la-emos na prática da luta de classes.
Hoje ainda vivemos numa sociedade de classes como era no tempo de Engels. A exploração e a opressão ainda existem hoje em dia. As potências imperialistas lutam umas contra as outras pelo lucro máximo e pela hegemonia mundial. Tudo em cima das costas dos trabalhadores e dos povos oprimidos do mundo. Aqui em Portugal, os ataques contra a nossa classe, na actual crise económica, estão a aumentar cada vez mais. O trabalho precário e a perda de empregos têm afectado muitos de nós. As restrições na liberdade de reunião e o reforço do aparelho policial são as ferramentas da burguesia para manter a nossa raiva sob controlo. Porque a classe dominante sabe que, no final do dia, só nos pode manter subjugados pela força. Repressão, restrição de liberdades, estado de emergência - esta é a resposta do Estado. A fascização está a ser fomentada, ao mesmo tempo que o racismo e o anti-semitismo estão a ser difundidos, servindo para nos pôr uns contra os outros em vez de, unidos, pormos fim à exploração e à opressão.
Friedrich Engels foi co-fundador da Primeira Internacional e reconheceu que a luta pela libertação da classe trabalhadora é um propósito de vida. Ele e Marx trabalharam em conjunto no "Manifesto do Partido Comunista", o programa dos comunistas até à abolição de todas as classes. Desde os seus primórdios, o marxismo mudou o mundo e continua a mudá-lo hoje em dia, sempre que proletários, comunistas e revolucionários agem sob a sua bandeira na luta de classes.
Friedrich Engels não foi filósofo numa torre de marfim ou cientista social de escritório. Friedrich Engels foi um comunista e pioneiro do proletariado.
Proletários de todos os países, uni-vos!