50º ANIVERSÁRIO DO GOLPE MILITAR FASCISTA NO CHILE

11-09-2023

A 11 de Setembro de 1974, uma junta militar fascista encabeçada por Pinochet, esmaga o governo da Unidade Popular de Salvador Allende e o seu "caminho especial para o Socialismo" que na verdade era a ilusão de um caminho pacífico para o socialismo, afogada no sangue de milhares de trabalhadores torturados, assassinados e deportados para campos de concentração.

Para o 50º aniversário, a UMLP uniu esforços com a Editora Neuer Weg e traduziu a brochura do Willi Dickhut para Português/Espanhol. Esta brochura conta com um prefácio escrito pelos Camaradas da UMLP em dedicação ao nosso Amigo e Camarada Rainer Vohmof. Ele fomentou a publicação desta brochura e contribuiu substancialmente para a sua tradução. Infelizmente, faleceu a 26 de Abril de 2023, pouco antes da publicação da mesma.

Nesta brochura, Willi Dickhut prova-nos, ao contrário do que diz os media de que "o Chile prova que o socialismo não é possível", que o Partido Comunista Chileno deitou fora os princípios elementares do Marxismo-Leninismo e, portanto, partilhou responsabilidades pela cruel derrota da classe trabalhadora chilena. Até à data, nem os revisionistas portugueses tomaram uma posição de princípio e autocrítica sobre isto. Pelo contrário, até hoje eles revivem ilusões semelhantes em roupas novas. 

Não foi o marxismo-leninismo que falhou no Chile, mas sim o revisionismo.

A brochura tira conclusões que se aplicam a todos os países capitalistas: 

"A Revolução Russa de Outubro de 1917, o exemplo destacado da luta revolucionária pelo poder. A luta armada para derrubar o poder da burguesia finalmente triunfou porque o Partido Bolchevique, encabeçado por Lénine, rompeu a tempo com os revisionistas e oportunistas de toda a índole e tinha preparado as massas para a insurreição armada. De tudo isso temos que tirar lições. 

Também no Chile as massas trabalhadoras tiraram a conclusão, a partir das atrocidades da junta militar, de que é impossível chegar ao socialismo pela via pacífica. Devido aos seus sangrentos sacrifícios deram conta que só a destruição do aparelho de Estado burguês pela luta armada permite criar as condições para construir o socialismo. Esta lição é válida para todos os países capitalistas. Portanto, ponhamos fim a todas as ilusões de uma transição pacífica para o socialismo! Viva o caminho revolucionário da Revolução de Outubro!" (p. 46)

A Brochura tem 52 páginas e custa 5 euros. A brochura também está agora disponível em português/espanhol. Tem 52 páginas e custa 5 euros - Pode ser adquirido na Verlag Neuer Weg (https://neuerweg.de/) ou pode encomendar-nos a nós via e-mail (info@umlp.pt).