75 anos de Hiroshima e Nagasaki - em nome da luta contra o perigo crescente de uma nova Guerra Mundial!
A 6 de agosto de 1945, o bombardeiro americano "Enola Gay" lançou a primeira bomba atómica na metrópole de Hiroshima, no Japão e no dia 9, A segunda bomba atómica caiu sobre Nagasaki. 250.000 pessoas morreram na terrível explosão atómica e mais de 160.000 ficaram feridas. Hoje, tendo em conta o perigo crescente de uma nova guerra nuclear e mundial, estes acontecimentos são lembrados e protestados por todo o mundo."
A temperatura no momento da explosão atômica sobre Hiroshima era ... no centro de 55 milhões de graus Celsius. Isso é cerca de três vezes a temperatura assumida para o interior do Sol." O presidente dos EUA, Harry S. Truman, defendeu tal coisa com as seguintes palavras: "A bomba encurtou a Segunda Guerra Mundial e assim, salvou a vida de milhares de jovens americanos".
Como UMLP dizemos que Hiroshima e Nagasaki, que teve motivações anticomunistas, representam o maior crime de guerra na história das guerras. A então, ainda Socialista, União Soviética planeava declarar guerra ao Japão a 8 de Agosto. O Exército Vermelho derrotou as tropas de elite japonesas, o Exército Guadong, pouco depois de 8 de Agosto. Sem a bomba atómica, o Japão teria que se render perante a União Soviética. Para os EUA, tratava-se então de impedir, a todo custo, a difusão do Socialismo e de enfraquecer a União Soviética. Após o lançamento das duas bombas atómicas, o governo fascista japonês rendeu-se então aos Estados Unidos, que incorporaram o país na sua esfera de influência. Até ao momento, o imperialismo dos EUA não se desculpou pelos crimes de guerra praticados em Hiroshima e Nagasaki.
A então, ainda Socialista , China obrigada a desenvolver e produzir armas nucleares, decidiu seguir uma política totalmente oposta. O governo disse: "A China está fazer isso para destruir o monopólio nuclear das potências nucleares e para se livrar das armas nucleares. .. para se defender e proteger o povo chinês da ameaça de uma guerra nuclear iniciada pelos EUA. ..A China nunca será o primeiro país a usar armas nucleares ".
Porém, sabemos que o perigo geral de guerra cresce consideravelmente. Hoje, o uso de armas nucleares é ainda mais provável. O presidente fascista dos EUA, Donald Trump, anuncia novos acordos de limitação de armas, um após o outro. Planeia novos testes com armas nucleares "menores", cinicamente chamadas de "táticas". Durante décadas, a UE, em estreita cooperação com os EUA, manteve aviões de guerra prontos com armas nucleares, estacionados na Alemanha. O presidente russo, Vladimir Putin, também trabalha numa nova geração de armas nucleares. E a China, nova imperialista, também aumentou as suas armas nucleares. Hoje existem pelo menos nove potências nucleares.
Exigimos a proibição e a destruição de todas as armas nucleares! A retirada imediata de todas as armas nucleares da Alemanha! Lutemos contra todas as formas de racismo, xenofobia e anticomunismo! Pela paz e amizade entre os povos!
Para tal, apoiamos o desenvolvimento de uma forte frente única anti-imperialista e antifascista internacional. Neste mundo multipolarizado, o movimento global pela paz enfrenta o desafio de travar a luta contra todos os senhores da guerra imperialistas.
Para isso, devemos atacar os planos de armamento nuclear da UE de forma decisiva.
Apoiamos a luta pela paz verdadeira que só se conseguirá eliminando as razões para a guerra: "A paz mundial duradoura pressupõe que toda exploração e opressão dos seres humanos sejam superadas." uma importância crescente.