8 de Março de 2022: Lutemos Pela Libertação das Mulheres e Avancemos para a 3ª Conferência Mundial das Mulheres de Base!

08-03-2022

A nível mundial, a grande massa de mulheres tem que lutar contra as consequências devastadoras da pandemia da COVID, da crise económica e financeira mundial e das guerras imperialistas. A violência, a fome, as catástrofes ambientais, a guerra e a opressão empurram multidões de pessoas a fugir e destroem famílias. Em qualquer parte do mundo onde as lutas massivas, revoltas ou greves importantes estão actualmente a desenvolver-se, devem-se sobretudo ao peso das crises económicas capitalistas, que são carregadas às costas pelas massas e tornam a vida inacessível para as massas trabalhadoras. O desenvolvimento internacional à direita de forças e governos capitalistas e reaccionários anda de mãos dadas com o aumento da sua opressão e com os ataques aos direitos das mulheres que foram conquistados pela luta. Na luta contra isto, o movimento internacional combativo de mulheres está a crescer. Ele posiciona-se na sociedade como um todo e tem animado as lutas das massas. Em muitos países, movimentos de massas têm surgido contra a violência sobre as mulheres, física ou psicológica e sexual, contra o femicídio e pelo direito à autodeterminação sobre os seus corpos e as suas vidas. As mulheres trabalhadoras e assalariadas lutam por salários iguais e mais elevados e melhores condições de trabalho.

O movimento internacional de mulheres enfrenta grandes desafios históricos!

Em 1910, comunistas como Clara Zetkin tomaram a iniciativa e uniram mulheres trabalhadoras, camponesas e a massa de mulheres na luta contra a exploração, a opressão e as guerras imperialistas. Com o apoio dos partidos revolucionários, o dia 8 de Março tornou-se num dia mundial de luta conjunta do movimento combativo e revolucionário das mulheres e da classe trabalhadora. Hoje, a ICOR, como herdeira orgulhosa das pioneiras mulheres socialistas, leva a bandeira da libertação das mulheres com a perspectiva do socialismo!

Foram decisivamente as mulheres que assumiram a liderança para o fim da Primeira Guerra Mundial e exigiram um sistema diferente. Entraram em greve e caminharam de fábrica em fábrica, atirando paus, pedras e bolas de neve às janelas das fábricas e abrindo caminho para os locais de trabalho. A 8 de Março deste ano marcharão com a exigência de acabar imediatamente com a guerra imperialista. Não nos deixaremos instrumentalizar para nenhum dos belicistas imperialistas.

Hoje, a luta das mulheres pela sua libertação e igualdade de direitos está a tornar-se cada vez mais uma parte integrante da luta de classe e libertação contra a exploração, opressão, domínio imperialista e guerras. A ascensão do movimento internacional de mulheres combativas não permaneceu escondida das que estavam no poder. Por isso, há já alguns anos que os governos de muitos países têm vindo a fazer concessões ou a promover correntes feministas pseudo-radicais para desviar a atenção do capitalismo como a causa principal da opressão das mulheres. Internacionalmente, O 8 de Março é ferozmente controverso : é o dia internacional de luta contra a dupla exploração e opressão particular das mulheres, com laços estreitos com o movimento operário e os objectivos socialistas? Ou será que o 8 de Março muda para se tornar um feriado feminista cosmético ou burguês ou um dia de compras das mulheres, que se recusa a denunciar e combater a exploração e a opressão das mulheres trabalhadoras?

A visão comunista da liberdade e da libertação da humanidade inclui a luta pela libertação das mulheres e a promoção do movimento de mulheres combativas independentes e o empenho na sua nova ascensão.

Os partidos da ICOR apoiam a 3ª Conferência Mundial das Mulheres de Base, de 3 a 10 de Setembro de 2022 em Tunes/Tunísia! Com o lema "Da Religião à Revolução" une, numa base não partidarizada, as mulheres de todo o espectro da sociedade, orientação política e visão do mundo com base. Aqui o movimento revolucionário e combativo de mulheres une-se na luta contra a exploração e opressão das mulheres e pela sua libertação numa sociedade libertada.

A 4ª Conferência Mundial da ICOR sublinhou a importância das lutas emergentes das massas de mulheres, cujas forças motrizes são as trabalhadoras e as jovens mulheres. Reforçou a determinação de fazer avançar a política revolucionária das mulheres e a promoção das mulheres.

Os apelos da ICOR:

- Façamos do 8 de Março um verdadeiro dia mundial de luta pela libertação das mulheres - nos bairros, nos locais de trabalho e nos movimentos sociais! Façamos um trabalho de sensibilização contra todo o tipo de opressão, discriminação ou desprezo pelas mulheres e raparigas!

- Abramos ainda mais os partidos revolucionários às mulheres e raparigas! Encorajemo-las e criemos condições para que assumam responsabilidades e cargos de liderança! Propaguemos a 3ª Conferência Mundial das Mulheres de Base e tomemos a responsabilidade por ela!

- Fortaleçamos o movimento de mulheres combativas do mundo!

- Lutemos pela libertação das mulheres no socialismo e no comunismo!

No Dia Internacional da Mulher trabalhadora, 8 de Março de 2022:

Lutemos além fronteiras juntos, homens e mulheres, pela libertação das mulheres, pela liberdade, democracia e socialismo!

Signatários (a partir de 4 de Março de 2022, são possíveis mais signatários):

  1. PCPCI Parti Communiste Proletarien de Côte d'Ivoire (Partido Comunista Proletário da Costa do Marfim)
  2. UPC-Manidem Union des Populations du Cameroun - Manifeste National pour l'Instauration de la Démocratie (União das Populações dos Camarões - Manifesto nacional para o estabelecimento da democracia)
  3. MMLPL Moroccan Marxist-Leninist Proletarian Line (Marxistas-Leninistas Marroquinos, Linha Proletária)
  4. CPSA (ML) Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista))
  5. PCT Parti Comuniste du Togo (Partido Comunista do Togo)
  6. PPDS Parti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
  7. CPB Communist Party of Bangladesh (Partido Comunista do Bangladesh)
  8. SPB Socialist Party of Bangladesh (Partido Socialista do bangladesh)
  9. CPI (ML) Red Star Communist Party of India (Marxist-Leninist) Red Star (Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) Estrela Vermelha)
  10. PPRF Patriotic Peoples Republican Front of Nepal (Frente Republicana do Povo Patriótico do Nepal)
  11. CPA/ML Communist Party of Australia (Marxist-Leninist) (Partido Comunista de Australia (Marxista Leninista))
  12. PR-ByH Partija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
  13. MLPD Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Leninista da Alemanha)
  14. UC Unité Communiste (União Comunista), França
  15. UPML Union Prolétarienne Marxiste-Léniniste (União Marxista-Leninista Proletária), França
  16. BP (NK-T) Bolşevik Parti (Kuzey Kürdistan-Türkiye) (Partido Bolchevique (Curdistão do Norte - Turquia))
  17. KOL Kommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
  18. RM Rode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
  19. UMLP União Marxista-Leninista Portuguesa
  20. MLP Marksistsko-Leninskaja Platforma (Plataforma Marxista-Leninista), Rússia
  21. MLGS Marxistisch-Leninistische Gruppe Schweiz (Grupo Marxista-Leninista da Suíça)
  22. TKP-ML Türkiye Komünist Partisi - Marksist-Leninist (Partido Comunista da Turquía - Marxista-Leninista)
  23. MLKP Marxist-Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan (Partido Marxista-Leninista da Turquia/ Curdistão)
  24. KSRD Koordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
  25. UoC União de Cipriotas, Chipre
  26. PCC-M Partido Comunista da Colômbia - Maoista
  27. NPCH (ML) Nouveau Parti Communiste Haϊtien (Marxiste-Léniniste) (Novo Partido Comunista do Haiti (Marxista-Leninista))
  28. PCP (independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
  29. PC (ML) Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
  30. PCR-U Partido Comunista Revolucionário do Uruguai