8 de Março de 2022: Lutemos Pela Libertação das Mulheres e Avancemos para a 3ª Conferência Mundial das Mulheres de Base!
A nível mundial, a grande massa de mulheres tem que lutar contra as consequências devastadoras da pandemia da COVID, da crise económica e financeira mundial e das guerras imperialistas. A violência, a fome, as catástrofes ambientais, a guerra e a opressão empurram multidões de pessoas a fugir e destroem famílias. Em qualquer parte do mundo onde as lutas massivas, revoltas ou greves importantes estão actualmente a desenvolver-se, devem-se sobretudo ao peso das crises económicas capitalistas, que são carregadas às costas pelas massas e tornam a vida inacessível para as massas trabalhadoras. O desenvolvimento internacional à direita de forças e governos capitalistas e reaccionários anda de mãos dadas com o aumento da sua opressão e com os ataques aos direitos das mulheres que foram conquistados pela luta. Na luta contra isto, o movimento internacional combativo de mulheres está a crescer. Ele posiciona-se na sociedade como um todo e tem animado as lutas das massas. Em muitos países, movimentos de massas têm surgido contra a violência sobre as mulheres, física ou psicológica e sexual, contra o femicídio e pelo direito à autodeterminação sobre os seus corpos e as suas vidas. As mulheres trabalhadoras e assalariadas lutam por salários iguais e mais elevados e melhores condições de trabalho.
O movimento internacional de mulheres enfrenta grandes desafios históricos!
Em 1910, comunistas como Clara Zetkin tomaram a iniciativa e uniram mulheres trabalhadoras, camponesas e a massa de mulheres na luta contra a exploração, a opressão e as guerras imperialistas. Com o apoio dos partidos revolucionários, o dia 8 de Março tornou-se num dia mundial de luta conjunta do movimento combativo e revolucionário das mulheres e da classe trabalhadora. Hoje, a ICOR, como herdeira orgulhosa das pioneiras mulheres socialistas, leva a bandeira da libertação das mulheres com a perspectiva do socialismo!
Foram decisivamente as mulheres que assumiram a liderança para o fim da Primeira Guerra Mundial e exigiram um sistema diferente. Entraram em greve e caminharam de fábrica em fábrica, atirando paus, pedras e bolas de neve às janelas das fábricas e abrindo caminho para os locais de trabalho. A 8 de Março deste ano marcharão com a exigência de acabar imediatamente com a guerra imperialista. Não nos deixaremos instrumentalizar para nenhum dos belicistas imperialistas.
Hoje, a luta das mulheres pela sua libertação e igualdade de direitos está a tornar-se cada vez mais uma parte integrante da luta de classe e libertação contra a exploração, opressão, domínio imperialista e guerras. A ascensão do movimento internacional de mulheres combativas não permaneceu escondida das que estavam no poder. Por isso, há já alguns anos que os governos de muitos países têm vindo a fazer concessões ou a promover correntes feministas pseudo-radicais para desviar a atenção do capitalismo como a causa principal da opressão das mulheres. Internacionalmente, O 8 de Março é ferozmente controverso : é o dia internacional de luta contra a dupla exploração e opressão particular das mulheres, com laços estreitos com o movimento operário e os objectivos socialistas? Ou será que o 8 de Março muda para se tornar um feriado feminista cosmético ou burguês ou um dia de compras das mulheres, que se recusa a denunciar e combater a exploração e a opressão das mulheres trabalhadoras?
A visão comunista da liberdade e da libertação da humanidade inclui a luta pela libertação das mulheres e a promoção do movimento de mulheres combativas independentes e o empenho na sua nova ascensão.
Os partidos da ICOR apoiam a 3ª Conferência Mundial das Mulheres de Base, de 3 a 10 de Setembro de 2022 em Tunes/Tunísia! Com o lema "Da Religião à Revolução" une, numa base não partidarizada, as mulheres de todo o espectro da sociedade, orientação política e visão do mundo com base. Aqui o movimento revolucionário e combativo de mulheres une-se na luta contra a exploração e opressão das mulheres e pela sua libertação numa sociedade libertada.
A 4ª Conferência Mundial da ICOR sublinhou a importância das lutas emergentes das massas de mulheres, cujas forças motrizes são as trabalhadoras e as jovens mulheres. Reforçou a determinação de fazer avançar a política revolucionária das mulheres e a promoção das mulheres.
Os apelos da ICOR:
- Façamos do 8 de Março um verdadeiro dia mundial de luta pela libertação das mulheres - nos bairros, nos locais de trabalho e nos movimentos sociais! Façamos um trabalho de sensibilização contra todo o tipo de opressão, discriminação ou desprezo pelas mulheres e raparigas!
- Abramos ainda mais os partidos revolucionários às mulheres e raparigas! Encorajemo-las e criemos condições para que assumam responsabilidades e cargos de liderança! Propaguemos a 3ª Conferência Mundial das Mulheres de Base e tomemos a responsabilidade por ela!
- Fortaleçamos o movimento de mulheres combativas do mundo!
- Lutemos pela libertação das mulheres no socialismo e no comunismo!
No Dia Internacional da Mulher trabalhadora, 8 de Março de 2022:
Lutemos além fronteiras juntos, homens e mulheres, pela libertação das mulheres, pela liberdade, democracia e socialismo!
Signatários (a partir de 4 de Março de 2022, são possíveis mais signatários):
- PCPCI Parti Communiste Proletarien de Côte d'Ivoire (Partido Comunista Proletário da Costa do Marfim)
- UPC-Manidem Union des Populations du Cameroun - Manifeste National pour l'Instauration de la Démocratie (União das Populações dos Camarões - Manifesto nacional para o estabelecimento da democracia)
- MMLPL Moroccan Marxist-Leninist Proletarian Line (Marxistas-Leninistas Marroquinos, Linha Proletária)
- CPSA (ML) Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista))
- PCT Parti Comuniste du Togo (Partido Comunista do Togo)
- PPDS Parti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
- CPB Communist Party of Bangladesh (Partido Comunista do Bangladesh)
- SPB Socialist Party of Bangladesh (Partido Socialista do bangladesh)
- CPI (ML) Red Star Communist Party of India (Marxist-Leninist) Red Star (Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) Estrela Vermelha)
- PPRF Patriotic Peoples Republican Front of Nepal (Frente Republicana do Povo Patriótico do Nepal)
- CPA/ML Communist Party of Australia (Marxist-Leninist) (Partido Comunista de Australia (Marxista Leninista))
- PR-ByH Partija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
- MLPD Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Leninista da Alemanha)
- UC Unité Communiste (União Comunista), França
- UPML Union Prolétarienne Marxiste-Léniniste (União Marxista-Leninista Proletária), França
- BP (NK-T) Bolşevik Parti (Kuzey Kürdistan-Türkiye) (Partido Bolchevique (Curdistão do Norte - Turquia))
- KOL Kommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
- RM Rode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
- UMLP União Marxista-Leninista Portuguesa
- MLP Marksistsko-Leninskaja Platforma (Plataforma Marxista-Leninista), Rússia
- MLGS Marxistisch-Leninistische Gruppe Schweiz (Grupo Marxista-Leninista da Suíça)
- TKP-ML Türkiye Komünist Partisi - Marksist-Leninist (Partido Comunista da Turquía - Marxista-Leninista)
- MLKP Marxist-Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan (Partido Marxista-Leninista da Turquia/ Curdistão)
- KSRD Koordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
- UoC União de Cipriotas, Chipre
- PCC-M Partido Comunista da Colômbia - Maoista
- NPCH (ML) Nouveau Parti Communiste Haϊtien (Marxiste-Léniniste) (Novo Partido Comunista do Haiti (Marxista-Leninista))
- PCP (independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
- PC (ML) Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
- PCR-U Partido Comunista Revolucionário do Uruguai