Acção - Chaves - "A Centralização da Saúde é grave um acto de Desumanização!"

30-10-2023

Nos dias 28 e 29, Camaradas Transmontanos da UMLP - Ombro a ombro com a população do Alto Tâmega e Barroso - juntaram-se aos justos protestos contra o fecho de diferentes serviços de Urgências, em defesa do Direito à Saúde Gratuita e de Proximidade onde distribuímos o Comunicado "A Centralização da Saúde é um grave acto de Desumanização! Pelo Direito a Saúde Gratuita e "Perto de Casa"! Pela criação da Unidade Local de Saúde do Alto Tâmega e Barroso!" onde pedíamos à população para não depositar esperanças em "votar diferente nas eleições" pois tal é pura ilusão! O 1º dia foi marcado em frente ao Hospital e o 2º dia aproveitou a "Feira dos Santos" e o facto da RTP1 estar presente na cidade para intensificar as reivindicações e as formas de protesto do povo.

"Não serão os autarcas, deputados ou "falsos profetas" a travar esta luta, mas sim as populações numa frente de unidade combativa!"

Excerto: " Como UMLP, denunciamos a grave situação de desmantelamento dos Serviços do Centro Hospitalar de Chaves que põem em causa o nosso direito à Saúde e à Vida!

O fecho de urgências tem sido sempre feito nas zonas mais desfavorecidas, como a nossa Região, onde os utentes são mais pobres e estão afastados dos centros urbanos. São os mais carentes quem mais sofrem nesta luta pelo SNS, pelo direito constitucional à Saúde.

A centralização do atendimento na ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro não nos serve. Apenas a criação da ULS do Alto Tâmega e Barroso poderá servir os nossos interesses!

O fecho de Serviços Hospitalares de Urgência são o 1º passo para o fecho do Centro Hospitalar! A resistência e a rebelião são justificadas!

Só no caminho da resistência activa - unindo todas as populações afectadas, do Alto Tâmega ao Barroso - poderemos parar a destruição do nosso futuro!

Vamos lutar contra o desmantelamento da saúde pública. O nosso grande objectivo passa por uma sociedade onde as pessoas estão realmente no centro das atenções, uma sociedade socialista livre de exploração e opressão, que possa proporcionar cuidados de saúde gratuitos e "perto de casa", onde haja pessoal médico suficiente com condições de trabalho decentes. Sem esta necessária luta, tudo não passará de um sonho.

Exigimos a admissão de novos profissionais de saúde em todas as áreas e sectores em falta para combater a emergência da nossa Unidade Hospitalar e do SNS!

Por maiores salários e melhores condições de trabalho para enfermeiras/os.

Pelo reforço do Serviço de Urgência Pediátrica, da Urgência Médico-Cirúrgica e do Serviço de Internamento de Ortopedia do Hospital de Chaves!

Pela criação da ULS do Alto Tâmega e Barroso!"