Acção em Montalegre - A Resistência e Rebelião são Justificadas! Avancemos com formas mais Radicais de Resistência contra a Febre da Mineração!

23-01-2022

Ontem, dia 22, marcámos presença em Montalegre, na Manifestação em Defesa da Região de Barroso, com a distribuição do nosso Comunicado "A Resistência e Rebelião são Justificadas! Avancemos com formas mais Radicais de Resistência contra a Febre da Mineração!".

Neste comunicado afirmamos que a luta se faz também pelo boicote às eleições legislativas que se aproximam, tomando assim "o grande exemplo de resistência que a população de Morgade vinha tendo através do boicote de eleições " apesar de que "e infelizmente, caíram na ilusão de participar nas eleições autárquicas de 2021, ajudando a eleger quem os põe borda fora. As eleições burguesas e todos os seus partidos, servem apenas para fazer avançar os interesses das multinacionais e por isso dividir o povo e acabar com a luta. Sabemos que "Não serão os autarcas, deputados ou "falsos profetas" a travar esta luta consequente mas sim as populações numa frente de unidade combativa!". Ora "A experiência desta luta consequente deu, e voltará a dar, força e unidade ao Povo do Barroso para fazer frente aos interesses das multinacionais." 

Apelamos também à internacionalização da luta com os nossos irmãos Galegos e apelamos assim às "Assembleias de Compartes dos Baldios e populações, daqui e da Galiza, à rebelião justificada e ao fortalecimento da ampla Frente de Resistência contra a destruição das aldeias e dos seus montes. Avancemos com a frente de unidade combativa internacional, combatamos juntos estes monopólios da mineração que actuam de ambos os lados da fronteira!"

Pedimos agora que se tome o exemplo do povo Sérvio que através de protestos massivos, fechando estradas, pontes e autoestradas, vão conseguindo vitórias contra o monopólio de mineração da Rio Tinto que quer minerar lítio na Sérvia. Pois avancemos então com formas mais radicais de resistência e desobediência civil!

Ainda enquanto AmigosICOR que, desde Fevereiro de 2019, lutamos nas ruas, com as Populações do Barroso e Alto Tâmega contra a Criminosa Febre da mineração e como UMLP, já participámos em inúmeras acções de rua, unindo-nos e prestando sempre absoluta solidariedade para com as populações de Couto Dornelas, Covas do Barroso, Morgade, Borralha e todas as que lutam de forma combativa contra a abertura das minas a céu aberto para que não se tornem vítimas do prenuncio de absoluta destruição dos nossos solos e aldeias, tudo pela competição pelo lucro cada vez mais acentuada dos monopólios em todo o mundo.  Este ecologismo imperialista, que com as suas mentiras do "Acordo Verde", da "Mineração Verde" e dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA), financiados pelo tal PPR, apenas servem para alimentar as barrigas dos monopólios da mineração. 

Não serão os autarcas, deputados ou "falsos profetas" a travar esta luta consequente mas sim as populações numa frente de unidade combativa! A Resistência e Rebelião são justificadas!

A resistência e a rebelião são justificadas! Só no caminho da resistência activa - unindo todas as populações afectadas, de Trás-os-Montes à Galiza, às Assembleias dos Compartes e com o apoio da juventude ecologista - poderemos parar a destruição do nosso futuro!

Pela Protecção do Ambiente - Contra a economia do lucro! 
Proibição da mineração a céu aberto!

Pela Unidade - Natureza e Humanidade! Não às Minas, Sim à vida!