Cambedo - Símbolo de Resistência e Solidariedade entre Povos!

23-12-2024

Cambedo nunca foi uma aldeia maldita! Bem pelo contrário, Cambedo é símbolo vivo da resistência popular antifascista e do espírito internacionalista das populações oprimidas! Viva a População de Cambedo! Viva o Povo Galego!

Há 78 anos, a aldeia de Cambedo escreveu uma página heroica na história da luta antifascista. Em 1946, enfrentando o terror conjunto do fascismo português e espanhol, a população de Cambedo abrigou guerrilheiros galegos, os bravos Maquis, que combatiam o regime franquista. A solidariedade desta aldeia com os perseguidos custou-lhes caro: Cambedo foi cercada por mais de mil agentes da repressão – PIDEs, GNR, exército e Guarda Civil espanhola – e bombardeada com mais de 70 morteiros. Contudo, o povo de Cambedo resistiu, mostrando que não há espaço para fascistas na Raia Galego-Transmontana!

A memória desta luta é uma arma poderosa contra a opressão. Por isso a UMLP, presta tributo à coragem das gentes de Cambedo, que desafiaram Salazar e Franco para proteger a dignidade humana e a liberdade. Cambedo exige e merece verdade, memória e justiça!

A farsa do parlamentarismo burguês e a continuidade do fascismo

O regime que hoje finge homenagear Cambedo com o "Memorial Cambedo da Raia 1946" é herdeiro do passado sombrio pois, em 50 anos de parlamentarismo burguês, permitiu o ressurgimento de organizações fascistas, a sua presença nas ruas e no parlamento, e a continuidade das estruturas que nos exploram. O fascismo não é apenas um resquício do passado, é uma ferramenta do imperialismo e da sua ditadura para esmagar as aspirações populares. Nem um centímetro aos fascistas! Pela proibição de organizações fascistas!

Sob aparência democrática, a burguesia continua a desmantelar direitos conquistados, a destruir comunidades e a saquear o território. Por toda a região, vemos um exemplo claro: os projetos de mineração a céu aberto, à revelia das populações, onde o Estado burguês expropria pequenos agricultores e baldios essenciais para a subsistência local, em nome dos lucros de multinacionais como Fortescue e Savannah. Este é o capitalismo em ação.

Cambedo é um Exemplo para os Revolucionários de Hoje.

A resistência de Cambedo é uma lição viva: os direitos políticos e sociais não se pedem, conquistam-se! A luta contra o fascismo, o imperialismo e a exploração capitalista exige organização, coragem e a rejeição de toda a resignação legalista e oportunista. Quando nos rendemos ao eleitoralismo ou à passividade, condenamos o futuro dos trabalhadores e das populações à escravatura. É hora de fortalecer as organizações revolucionárias Marxistas-Leninistas e a Frente Única Anti-imperialista e Antifascista Internacional!

Cambedo mostra-nos que só a luta determinada pode transformar a sociedade. O ideal de liberdade do movimento operário revolucionário vai além da ilusão do parlamentarismo burguês: é a luta pelo socialismo verdadeiro, onde os trabalhadores controlem os frutos do seu trabalho e da natureza, a verdadeira emancipação das populações, de Portugal à Galiza.

Viva Cambedo, aldeia-símbolo da Resistência!

Viva o Povo Galego e Transmontano!

.Abaixo com o capitalismo e o fascismo! Viva o Comunismo!

Avante com a UMLP e com a Frente Única Antifascista e Anti-imperialista!