Dia Mundial de Luta pelo Meio Ambiente: Salvar o meio ambiente da economia do lucro!
A crise económica e financeira mundial, a crise sanitária e a crise ecológica são rigosoras:
Salvar o meio ambiente da economia do lucro!
Com a profunda crise económica e financeira mundial relacionada com a crise do Coronavírus e a crise ecológica mundial, desenvolvem-se protestos por todo o mundo para preservar os fundamentos da vida humana. A pandemia do Covid-19 causa a maioria das vítimas onde, entre outras coisas, o envenenamento ambiental é mais grave, onde as pessoas se apinham em quarto, onde têm condições de trabalho miseráveis e a exploração capitalista leva-se a cabo com pouca, ou nenhuma, protecção da saúde.
Contrariamente a toda a propaganda calculada dos imperialistas de um tal "desafogo para o meio ambiente devido à pandemia do Coronavírus", a transição acelerada para uma catástrofe ecológica global torna-se evidente. Por todo o mundo, grandes áreas de floresta estão a arder, massas de gelo polar estão a derreter, os solos de permafrost estão a descongelar-se e as selvas tropicais abatidas (a fogo) a um ritmo acelerado, para o lucro máximo dos consórcios.
Em 2021, a floresta amazónica, um dos "pulmões verdes da terra", ameaça chegar ao ponto de inflexão e com isso a sua transformação irreversível numa estepe. Com mais de 411 ppm, o conteúdo de CO2 na atmosfera alcançou um novo valor máximo, bem como a temperatura da terra e da água. Enquanto a temperatura média mundial já aumentou em 1,22 graus, em comparação com a época pré-industrial, os sectores dominantes continuam a debater sobre a intenção, não vinculante, de limita-la a um "objectivo de 1,5 graus" no Tratado Climático de Paris. No entanto, isto já implica aceitar as consequências devastadoras que desencadeiam processos destrutivos que se auto-perpetuam e que na verdade deviam ser prevenidos.
Tempestades violentas, inundações, secas e degelo destroem a existência de milhões de pessoas e obrigam os sobreviventes a fugir. Em muitos países a mineração excessiva envenena a água, o solo e a água.
Os monopólios internacionais, os governos imperialistas e alianças imperialistas, como a UE, avançam com politicas imperialistas pseudo-ecologistas, orientadas para o lucro e manipulação de opinião como a "Aliança Europeia para as Baterias" que promove a febre do lítio com todas as suas consequências para as populações e, para enganar as massas, aldrabam com um "Pacto Verde" ("Green Deal") com milhares de milhões em subsídios para o capital financeiro internacional, ou então enfrentam de forma abertamente reaccionária, como Trump ou Bolsonaro, contra a protecção do meio ambiente. Nem isto, nem as promessas não vinculativas e pintadas de verde, salvarão o meio ambiente. Com a linha básica "Protecção do meio ambiente apenas se os lucros seguirem" a humanidade chegará ao fim!
Em alguns países, lutas desenvolvem-se até tomarem contornos parecidos a insurreições e a crítica ao capitalismo a ser feita especialmente pela juventude, têm vindo a aumentar. As massas precisam de maior clareza e organização! Nas lutas contras os despedimentos massivos, a destruição ambiental, as crises alimentares e o desenvolvimento dos governos para a direita, bem como nos protestos das Sextas pelo Futuro, cresce a procura por uma alternativa social!
A propagação massiva do anticomunismo serve para suprimir este debate, esta procura e organização. Os imperialistas sabem que o seu domínio destrutivo será derrubado quando as massas de todo o mundo, com a perspectiva de socialismo em mente, se unam e empreendam a luta pelo seu futuro sob a direcção do proletariado internacional!
No que se refere à pandemia do Coronavírus, os imperialistas adiaram para o ano a 26ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Clima, em Glasgow, agora de 1 a 12 de Novembro de 2021. O movimento revolucionário, o trabalhador e o movimento ecologista mundial combativo não têm nenhuma razão para adiar as suas actividades. O tempo escasseia!
Tal como previsto, a ICOR celebrará o seu Dia de Luta pelo meio ambiente anual a 14 de Novembro, data em que se celebra o tradicional Dia de Acção Mundial do movimento ecologista combativo. Fazemos uma chamada à juventude, aos trabalhadores, ecologistas e activistas dos movimentos sociais para que, neste dia, dêmos juntos um sinal combativo:
- Na luta pelos postos de trabalho e ampla protecção do meio ambiente às custas do lucro,
- Pela imposição das energias renováveis,
- Contra o envenenamento do ser humano e da natureza, contra o saque do planeta e a sua contaminação pelo lixo,
- Contra a destruição dos bosques e da ecologia marinha,
- Na luta pelas nossas liberdades e direitos democráticos, pelos direitos e protecção de milhões de refugiados em todo o mundo,
- Contra qualquer divisão na luta pelos postos de trabalho e salvar o meio ambiente: Construamos juntos uma frente de resistência activa internacional para salvar o meio ambiente! Movimento dos trabalhadores e ecologista de mãos dadas!
- Discussão massiva sobre como salvar a unidade da natureza e humanidade, sobre o verdadeiro socialismo como alternativa social!
- Passar à ofensiva na luta contra as destrutivas políticas ambientais dos países imperialistas - só a revolução democrática e finalmente o socialismo e comunismo tornarão possível a solução para a questão vital do meio ambiente.
Participem no Dia de Luta pelo Meio Ambiente da ICOR a 14deNovembro-em todo o mundo!Fortaleçamos a ICOR e as suas organizações membro!
Signatários (a partir de 13 de Novembro de 2020, são possíveis mais signatários):
- UPC-ManidemUnion des Populations du Cameroun - Manifeste National pour l'Instauration de la Démocratie (União das Populações dos Camarões - Manifesto nacional para o estabelecimento da democracia)
- MMLPLMoroccan Marxist-Leninist Proletarian Line (Marxistas-Leninistas Marroquinos, Linha Proletária)
- CPSA(ML)Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista))
- PPDSParti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
- MLOA Marxist-Leninist Organization of Afghanistan (Organização Marxista-Leninista do Afeganistão)
- CPBCommunist Party of Bangladesh (Partido Comunista do Bangladesh)
- CPI(ML)RedStarCommunist Party of India (Marxist-Leninist) Red Star (Partido Comunista da Índia (Marxista-Leninista) Estrela Vermelha)
- NCP(Mashal) Nepal Communist Party (Mashal) (Partido Comunista do Nepal (Mashal))
- NDMLPNew-Democratic Marxist-Leninist Party (Partido Marxista-Leninista de Nueva Democracia), Sri Lanka
- CPA/MLCommunist Party of Australia (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da Austrália (Marxista-Leninista))
- БКПБългарска Комунистическа Партия (Partido Comunista Búlgaro)
- БРП(к)Българска Работническа Партия (комунисти) (Partido Trabalhista Búlgaro (Comunistas))
- PR-ByHPartija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
- MLPDMarxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Leninista da Alemanha)
- UCLyonUnité Communiste Lyon (Unidade Comunista de Lyon), França
- UPMLUnion Prolétarienne Marxiste-Léniniste (União Marxista-Leninista Proletária), França
- BP(NK-T)Bolşevik Parti (Kuzey Kürdistan-Türkiye) (Partido Bolchevique (Curdistão do Norte- Turquia))
- KOLKommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
- RMRode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
- UMLPUnião Marxista-Leninista Portuguesa
- MLPMarksistsko-Leninskaja Platforma (Plataforma Marxista-Leninista), Rússia
- MLGSMarxistisch-Leninistische Gruppe Schweiz (Grupo Marxista-Leninista da Suíça)
- KSC-CSSPKomunisticka Strana Cheskoslovenska - Cheskoslovenska Strana Prace (Partido Comunista de Checoslováquia - Partido trabalhista Checoslovaco), República Checa
- TIKBTürkiye İhtilalci Komünistler Birliği (União de Comunistas Revolucionários da Turquia)
- KSRDKoordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
- PCC-MPartido Comunista da Colômbia - Maoista
- PCP(independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
- BDPBloco Democrático do Peru
- PC(ML)Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
- PCR-UPartido Comunista Revolucionário do Uruguai
- PS-GdTPlataforma Socialista - Golpe de Timón, Venezuela