Ibrahim Gökçek (Grup Yorum) faleceu
Como AmigosICOR, expressamos a nossa mais profunda simpatia e condolências à família de Ibrahim Gökçek e Grup Yorum.
O baixista revolucionário, Ibrahim Gökçek, do Grup Yorum, morreu após 323 dias de greve de fome, ou - como dizem seus amigos - "caiu como mártir da resistência".
Dia 5 de Maio, Ibrahim interrompe o seu "jejum de morte", dizendo que o objectivo da acção havia sido alcançado. Ibrahim foi então internado no Hospital Reyap Istanbul e estava a receber tratamento intensivo com transfusões intravenosas e ligado a um ventilador.
Porém, dia 7, acabou por falecer. Amigos e Camaradas afirmam que:"O HERÓI DO POVO NÃO MORRE! O POVO NÃO SERÁ DERROTADO! IBRAHIM GÖKÇEK É IMORTAL!"
No dia do funeral, mais um repugnante e vil ataque fascista de Erdogan ocorreu. O corpo de Ibrahim foi sequestrado pela polícia da Casa do Povo Alevi em Istambul e só voltou à família para enterro imediato!
As massas que queriam assistir ao funeral, foram impedidas de entrar e bombardeadas com munição plástica e gás lacrimogéneo. Inúmeros manifestantes foram presos, incluindo o pai de İbrahim, Ahmet.
Os amigos e Camaradas de Ibrahim relatam a brutal repressão no serviço fúnebre contra parentes, amigos e familiares, por parte da polícia turca.
Eles pedem que os ajudemos a apoiar o protesto internacional contra esse comportamento desumano do Estado fascista, não apenas através de declarações como a dos AmigosICOR, mas também através das forças democráticas no Mundo.