ICOG - Apelo para o Dia Internacional de Luta contra o fascismo e guerra!
A competição pela influência e supremacia no mundo entre as principais potências imperialistas EUA, China, Rússia e UE está a aumentar claramente. Guerras por procuração como na Síria, Líbia, Ucrânia ou na zona do Sahel podem tornar-se num confronto militar directo das grandes potências imperialistas. O perigo de uma terceira guerra mundial está a aumentar dramaticamente. Muitas pessoas estão, justificadamente, preocupadas com isto.
A vitória dos fascistas islâmicos talibãs no Afeganistão aumenta o sofrimento do povo. Enquanto muitos governos estão preocupados acima de tudo com que os refugiados não venham para os seus países.
A 1 de Setembro de 1939 na Alemanha, o fascismo de Hitler desencadeou a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polónia, razão pela qual este dia se tornou um dia de luta contra o fascismo e a guerra:
A nível mundial pela unidade dos trabalhadores:
Pela paz, pela amizade entre os povos e pela solidariedade internacional .
"A solidariedade é a ternura dos povos" (Ernesto Che Guevara).
Crises económicas, crises sanitárias (Covid-19) e crises ambientais intensificam a batalha internacional de destruição dos imperialistas e estes empurram ainda mais a militarização da sociedade, tanto internamente como com a sua política externa.
A nível mundial, as despesas com armamento e rearmamento estão a subir a níveis gigantescos, embora seja urgentemente necessário dinheiro para a luta contra a pobreza e para os cuidados de saúde.
A supressão das forças de paz continua: Qualquer oposição e alternativas são agressivamente combatidas. Nas Filipinas, esquadrões assassinos estão a ser enviados para perseguir funcionários sindicais e combatentes comunistas da resistência. Na Alemanha e em muitos outros países, a ideologia comunista de liberdade é criminalizada. Stefan Engel, como Marxista-Leninista, foi rotulado como uma pessoa perigosa durante anos. A agitação anticomunista difunde-se através de inúmeros canais.
As restrições à liberdade de manifestação, de expressão e de reunião são impostas em todo o mundo. Não raro, a pandemia da Covid-19 é utilizada como justificação. Mas apesar das condições agravadas, as lutas dos trabalhadores e das pessoas estão a aumentar por todo o mundo.
Por conseguinte: Nas ruas, contra os preparativos para a guerra e os belicistas imperialistas!