Libertação imediata dos líderes sindicais e jornalistas presos nas Filipinas! Free HR DAY7 !
Às 2 da manhã da noite de 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, 6 líderes e organizadores sindicais e uma jornalista dos meios de comunicação internacionais foram detidos em casa, em várias cidades das Filipinas. As suas casas foram revistadas pela polícia estatal e foram apresentadas alegadas evidências de várias armas de fogo e granadas. São agora acusados como um "bando criminoso". Dois deles, que foram detidos ilegalmente, são funcionários legítimos do sindicato KMU-NCR (Kilusang Mayo Uno - Região da Capital) e membros do Comité Executivo Regional, que foi recentemente reeleito a 29 de Novembro no 4º Congresso da KMU. Romina Raiselle Astudillo foi eleita como a nova Secretária-Geral Adjunta. Mark Ryan Cruz foi eleito para o Comité At-Large. Jaymie Gregorio é um organizador sindical da KMU-Manila; Joel Demate é um organizador sindical da Aliança Solidariedade do Trabalho pelos Direitos e Bem-Estar, Rodrigo Esparago é um organizador sindical da Aliança Solidariedade dos Trabalhadores da Cidade de Quezon, Dennise Velasco a organizadora da Defend Jobs Philippines, e Lady Ann Salem uma jornalista dos meios de comunicação internacionais.
Estas detenções selectivas fomentam a repressão e a criminalização do sindicalismo militante, incluindo ameaças de morte e assassinatos com motivações políticas. Os ataques têm como alvo activistas progressistas de esquerda, membros e funcionários de sindicatos, os movimentos de mulheres, camponeses, jovens e ambientalistas, bem como os povos indígenas nas Filipinas. Mais de 600 prisioneiros políticos foram encarcerados, alguns durante anos, com base em provas " inventadas". Há um clima de intimidação, de ameaças constantes aos activistas e suas famílias onde os raptos e assassinatos políticos são banais. A campanha anti-comunista de difamação e terror do regime fascistóide de Duterte já levou ao assassinato, nas últimas semanas, de várias pessoas progressistas influentes.
A Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Sector Automóvel protesta com grande indignação contra as detenções dos 6 sindicalistas e da jornalista. A repressão brutal do movimento operário e popular nas Filipinas exige o reforço da luta por mais direitos e liberdades democráticas e a organização da solidariedade internacional. No nosso Programa Internacional de Luta, estendemos conscientemente a nossa coordenação à luta contra a tendência para a viragem à direita por parte dos governos e o avanço da direita e dos fascistas.
Apoiamos o apelo urgente dos sindicalistas da KMU e da organização de direitos humanos KARAPATAN das Filipinas e declaramos a nossa total solidariedade internacional:
FREE HR DAY7! (Liberdade para os 7 do Dia dos Direitos Humanos!)Um Sindicalista não é um terrorista!Liberdade para todos os presos políticos!Viva a Solidariedade Internacional!
Com saudações internacionalista de solidariedade,
Ed Cubelo (Filipinas), Dieter Schweizer (Alemanha) Coordenadores da ICOG (Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Sector Automóvel)
Com saudações internacionalista de solidariedade,
Ed Cubelo (Filipinas), Dieter Schweizer (Alemanha) Coordenadores da ICOG (Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Sector Automóvel)