Pelo direito à resistência! Pela Solidariedade Internacional contra o fascismo de Erdogan! Liberdade para todos os presos políticos!
Os dois advogados presos do Departamento Jurídico do Povo, Ebru Timtik e Aytac Ünsal, bem como os dois presos políticos Didem Akman e Özgür Karakaya, estão em greve de fome há mais de 100 dias. Eles começaram o seu protesto na prisão, tanto para apoiar as exigências dos Grup Yorum e Mustafa Koçak, mas também para pedir justiça e julgamentos justos.
Ebru Timtik e Aytaç Ünsal encontram-se em greve de fome à 181 e 150 dias, respectivamente. Lutam há mais de 100 dias pelo direito a um julgamento justo pois fazem parte de um grupo de 19 advogados da associação de advogados progressistas, que foram sentenciados a um total de 159 anos de prisão! As suas exigências são as de um julgamento justo pois foram encarcerados apenas por cumprirem o seu trabalho de advocacia, defendendo os seus clientes que se opõem ao fascismo na Turquia. Eles não deveriam ser os próximos na longa lista de mortes do governo fascista de Erdogan. A solidariedade mundial deve ser criada e fortificada!
Numa declaração feita pelo Escritório de Advogados do Povo, sabemos agora que os insurgentes Özgür Karakaya e Didem Akman foram sequestrados no Hospital do Campus da prisão de Şakran. Ambos estão em greve de fome, na fase de jejum de morte, há 134 dias.
A prisão de Şakran mais uma vez comete crimes contra a Humanidade. Os gerentes da prisão de Şakran, o promotor de justiça, o médico chefe do hospital e os médicos do hospital que anteriormente intervieram em Mustafa Koçak através tortura, imitam agora os mesmos métodos de tortura, assédio e violação.
Vemos assim que o direito de resistir é ignorado e onde todos os direitos, especialmente o direito à vida, são rejeitados. O exemplo mais concreto disso é a morte de Helin, Mustafa e İbrahim. O fascismo não aceitou as exigências legítimas dos nossos insurgentes e tornou-se o seu carrasco.
Avante na solidariedade antes do final para Özgür e Didem ou para Ebru e Aytac, pelo fim da tortura. Libertação imediata de todos os presos políticos, especialmente considerando o alto risco de contaminação com COVID-19 que alastra de forma fulminante nas prisões turcas.
Aceitem as exigências da greve de fome dos Grup Yorum!
Como Amigos ICOR, prestamos completa solidariedade para com os Grup Yorum, os seus advogados e o Povo turco que combate o estado fascista de Erdogan. Apoiamos a luta do povo turco contra o imperialismo e o fascismo pois também ela significa mais força na luta pela libertação do povo Curdo.