Pelo direito à Saúde! Levantemos a voz pelos doentes oncológicos!
Nós comunistas AmigosICOR, agora organizados como UMLP, denunciamos a grave situação que vivem hoje em Portugal os doentes oncológicos que nesta fase da pandemia do Coronavírus, viram ser adiadas 30.000 intervenções cirúrgicas e terapêuticas e milhares de consultas, sabendo-se que todo o processo para a não progressão desta doença depende sempre da rapidez com que os pacientes são acompanhados e tratados, do diagnóstico às cirurgias e tratamentos, denunciamos esta grave e gritante escalada de desumanização que põe em causa o direito à vida.
Enquanto AmigosICOR, bem antes da pandemia, denunciámos a situação de rutura e estrangulamento do SNS e as situações de caos que se vivia nos Hospitais com o total esgotamento de todos os profissionais da saúde, em particular os enfermeiros que, apenas este ano já fizeram mais de 8 milhões de horas a mais do que horário normal de trabalho para manter o SNS "à tona" pois o rácio de enfermeiros não chega a 4 por cada 1000 habitantes!
Com toda a clareza denunciamos que a fonte de todos os problemas reside nas políticas neoliberais impostas pelo FMI e União Europeia, cujo objectivo é a privatização de todos os serviços públicos numa necessidade incessante em investir, de forma rentável, o capital excedente. Internacionalmente, o capital financeiro sofre da doença de terem mais dinheiro do que possibilidades em investi-lo, daí a procura frenética em investimentos lucrativos, indo ao limite de lucrarem com prisões e cemitérios!
É por isso que todos os governos, sem qualquer excepção, cumpriram esta agenda e a governação PS/Costa, não se fica atrás, cumprido-a a régua e esquadro.
Isto só prova que o PS, de "Socialista" só tem o nome, pois é um governo que continua a engordar os cofres dos privados em 3.000 Milhões/ano nas PPP da saúde ou agora com os mais de 2,6 milhões/dia gastos nos laboratórios privados em testes à Covid-19, em vez de investir numa maior capacidade de testagem do SNS.
O nome muda mas a casta burguesa é a mesma, como diz o neoliberal Cortim do IL(iniciativa liberal) "poderes políticos puseram conscientemente em causa a vida das pessoas por motivos ideológicos" - Pois, involuntariamente disse a verdade! A ideologia que defendem, de privatizar tudo e a todo o custo e a busca desenfreada pelo lucro máximo, pôs e põe a vida das pessoas em risco.
Esta política dos cortes na saúde, de liquidação de valências a hospitais como o da Guarda e Castelo Branco, obrigando doentes oncológicos a deslocar-se a outros Distritos; o caso do encerramento do Hospital dos Covões em Coimbra que foi Linha da Frente no combate à pandemia; são características do neoliberalismo, da "medicina de vanguarda" capitalista, que a estes centros hospitalares "não rentáveis", por não gerarem lucro suficiente, são desmantelados.
Os trabalhadores e o povo podem contar com a UMLP que defende o rumo de combate sem tréguas a todas estas políticas criminosas dos governos ao serviço do capital.
São sempre claras e objectivas as intenções deste governo quando escolhe para esta empreitada mercantilista da saúde, uma ministra autoritária e prepotente como Marta Temido que, depois da violenta repressão e humilhação dos Enfermeiros/as, se mantenha em funções, pela decadência de valores e princípios a que chegou o "regime democrático" que se desenvolve legalmente à direita como o provam toda a repressão que este governo tem usado contra os sectores laborais, ao estado de emergência, aprovado pelo parlamento burguês, que suspendeu todos os direitos constitucionais dos trabalhadores e do povo.
Não esqueçamos que este era o governo do "diálogo", uma espécie de lobo com pele de cordeiro, que se mascarou de esquerda, para assim manipular a opinião pública e o povo, e servindo-se do oportunismo da conciliação e apoio da "esquerda" reformista do PCP e Bloco de Esquerda.
Só no Socialismo verdadeiro o ser humano estará no centro das atenções e não o lucro!
Os Estados Socialistas Unidos do mundo poderiam resolver os problemas da humanidade Centenas de milhões de pessoas estão atualmente demonstrando solidariedade, abnegação, disciplina, as maiores habilidades. Na economia planeada Socialista, não há mais crises económicas, porque a contradição entre produção social e apropriação privada é eliminada. As ideias e realizações mais avançadas em medicina, proteção ambiental, produção, ciência, a discussão mundial sobre as melhores soluções, fornecimento de alimentos, etc., seriam aplicadas propositadamente. Porém, isto requer uma revolução socialista internacional liderada pela classe trabalhadora em aliança com os Milhões de pessoas oprimidas do mundo. Podemos e devemos aprender com as conquistas, assim como com os erros e traições do socialismo nos antigos países socialistas.
Que ninguém fique para trás
Exigimos a admissão de novos profissionais de saúde em todas as áreas e sectores em falta para combater a emergência do SNS e fazer face à emergência da pandemia!
Aumento da capacidade de testagem e resposta às custas dos abutres do lucro!
Exigimos testes gratuitos para todos os residentes e emigrantes que agora regressam bem como material de protecção individual!
Exigimos uma solução imediata para o tratamento dos doentes oncológicos e outras doenças de risco.
Lutemos contra o fecho de hospitais, por maiores salários para enfermeiras/os, cooperação cientifica internacional em vez de concorrência na procura de um medicamento efectivo.
Vamos lutar contra o desmantelamento da saúde pública. O nosso grande objectivo é uma sociedade onde as pessoas estão realmente no centro das atenções, uma sociedade socialista livre de exploração e opressão, que possa proporcionar cuidados de saúde gratuitos e "perto de casa", onde haja pessoal médico suficiente e condições de trabalho decentes. Para tudo isto o sistema capitalista, o sistema de exploração e opressão tem de ser derrubado. Sem isso não passará de um sonho.