Solidariedade Com os Protestos das Massas na Turquia! Reforçar a Tendência Antifascista e Revolucionária! Lutar Contra o Fascismo em Todo o Lado!

Os recentes acontecimentos na Turquia são mais um exemplo da extensão da centralização do poder no Estado fascista sob a liderança de Recep Tayyip Erdoğan e do seu AKP, em aliança com o MHP. A prisão e suspensão do Presidente da Câmara de Istambul, Ekrem İmamoğlu, bem como de muitos outros representantes do CHP e outros autarcas, ilustram a agressão fascista do regime, que nem sequer poupa a oposição burguesa e partes da burguesia.
O Estado fascista turco prossegue uma política de guerra contra o movimento de libertação curdo e as suas legítimas reivindicações. Substitui os executivos municipais eleitos por administradores nomeados e prende um grande número de forças socialistas, revolucionárias e democráticas. Ao mesmo tempo, ataca o movimento dos trabalhadores e o movimento militante das mulheres, desmantelando sistematicamente os direitos democráticos que ainda restam no país. Entretanto, leva a cabo guerras de ocupação expansionistas, nas quais os povos da região são alvos declarados.
As manifestações de massas contra o governo AKP-MHP estão a aumentar. O governo está a reagir de forma ainda mais agressiva para manter o seu poder. Este conflito no seio da burguesia não vai ficar por aqui; vai também alastrar a outras facções da classe dominante. A maior vítima da luta pelo poder será o povo. Só no dia das detenções em massa, o povo, que já está condenado a viver abaixo do limiar da pobreza, ficou 3% mais pobre. Este é um sinal do que ainda está por vir.
A prisão de İmamoğlu foi o momento decisivo que fez com que a situação atingisse um ponto de ebulição. Também o apelo do mais forte partido burguês da oposição, o CHP, para que os seus apoiantes saíssem à rua para "exigir a libertação do próximo presidente da Turquia, Ekrem İmamoğlu", despoletou protestos em massa a nível nacional. Apesar de um estado de emergência de facto e da proibição de ajuntamentos, os protestos não puderam ser travados.
É um apelo ao fim da ditadura fascista, apoiado por apelos à greve dos trabalhadores e dos sindicatos, boicotes e, na linha da frente, acções determinadas da juventude nas universidades e nas ruas. A raiva antifascista também está a encontrar o seu próprio caminho para as ruas. Quando a luta pelo poder entre os grupos da classe dominante liberta a raiva reprimida do povo contra o sistema, os revolucionários devem fazer parte deste movimento. Devem difundir conscientemente a perspetiva de um mundo sem imperialismo, pelo socialismo.
A ICOR apela a todas as forças revolucionárias, democráticas e progressistas para que enfrentem decididamente o fascismo e reforcem a solidariedade com as forças antifascistas nos protestos de massas na Turquia!
Os desenvolvimentos na Turquia e em todo o mundo mostram que o fascismo está a tornar-se uma ameaça cada vez maior para as massas e está ligado aos preparativos gerais de guerra das potências imperialistas. A resistência antifascista deve ser organizada! Todas as forças revolucionárias, democráticas e progressistas devem unir-se e lutar resolutamente contra o fascismo. A mobilização da classe trabalhadora é crucial para o movimento de massas antifascista!
A ICOR apoia as forças antifascistas no actual movimento de massas na Turquia pelo fim da ditadura fascista e exige a libertação imediata dos presos políticos, o levantamento das proibições fascistas e de todas as leis que rotulam de terrorista quem se opõe ao actual regime, a declaração de um cessar-fogo imediato pelo Estado turco e o fim das guerras de ocupação, bem como o cumprimento das exigências do movimento operário, da nação Curda oprimida e de todos os oprimidos.
Reforcemos a frente única internacional antifascista e anti-imperialista e a luta unida da classe operária e das amplas massas populares!
Situação dos signatários 12.04.2025. São possíveis novas assinaturas. Lista actual de signatários em www.icor.info
- PCPCI Parti Communiste Proletarien de Côte d'Ivoire (Partido Comunista Proletário da Costa do Marfim)
- ORC Organisation Révolutionnaire du Congo (Organização Revolucionária do Congo), República Democrática do Congo
- MMLPL Moroccan Marxist-Leninist Proletarian Line (Marxistas-Leninistas Marroquinos, Linha Proletária)
- CPSA (ML) Communist Party of South Africa (Marxist-Leninist) (Partido Comunista da África do Sul (Marxista-Leninista))
- PCT Parti Comuniste du Togo (Partido Comunista do Togo)
- PPDS Parti Patriotique Démocratique Socialiste (Partido Patriótico Democrático Socialista), Tunísia
- SPB Partido Socialista do Bangladesh
- NCP (Mashal) Partido Comunista do Nepal (Mashal)
- RUFN Revolutionary United Front of Nepal (Frente Única Revolucionária do Nepal)
- CPA/ML Communist Party of Australia (Marxist-Leninist) (Partido Comunista de Australia (Marxista-Leninista))
- Krasnyj Klin (Grupo de Comunistas Revolucionários "Krasnyj Klin" [Cunha Vermelha]), Bielorrussia
- БКП Българска Комунистическа Партия (Partido Comunista da Bulgária)
- PR-ByH Partija Rada - ByH (Partido trabalhista - Bósnia e Herzegovina)
- MLPD Marxistisch-Leninistische Partei Deutschlands (Partido Marxista-Leninista da Alemanha)
- UPML Union Prolétarienne Marxiste-Léniniste (União Marxista-Leninista Proletária), França
- BP (NK-T) Bolşevik Parti (Kuzey Kürdistan-Türkiye) (Partido Bolchevique (Curdistão do Norte-Turquia))
- KOL Kommunistische Organisation Luxemburg (Organização Comunista do Luxemburgo)
- RM Rode Morgen (Amanhecer Vermelho), Países Baixos
- RMP Российская маоистская партия (Partido Maoista Russo)
- MLGS Marxistisch-Leninistische Gruppe Schweiz (Grupo Marxistsa-Leninista da Suiça)
- TKP-ML Türkiye Komünist Partisi – Marksist-Leninist (Partido Comunista da Turquia – Marxista-Leninista)
- MLKP Marxist-Leninist Komünist Parti Türkiye / Kürdistan (Partido Marxista-Leninista da Turquia/ Curdistão)
- KSRD Koordinazionnyj Sowjet Rabotschewo Dvizhenija (Concelho de Coordenação do Movimento da Classe Trabalhadora), Ucrânia
- UMU Union of Maoists of the Urals (União de Maoístas dos Urais), Rússia
- UoC União dos Cipriotas, Chipre
- OAPCM Organización Apoiante do Partido Comunista do México
- PCP (independiente) Partido Comunista Paraguaio (independente)
- PC (ML) Partido Comunista (Marxista-Leninista), República Dominicana
- SUCI (C) Socialist Unity Center of India (Communist) Centro de Unidade Socialista da Índia (Comunista)
- UMLP União Marxista-Leninista Portuguesa
